Investindo no segmento de conveniência, Carrefour Brasil revela planos de expansão de suas pequenas lojas por meio do modelo de franquias.

Modelo de franquia Carrefour Express ser√° implementado inicialmente em S√£o Paulo e posteriormente em outras cidades.

Por Carolina Pulice, da Reuters

Na quarta-feira, o Carrefour Brasil introduziu um novo conceito de franquia voltado para lojas de conveni√™ncia, visando aproveitar sua vasta expertise acumulada ao longo de anos de opera√ß√Ķes na Europa, conforme explicou um alto executivo da empresa.

Esse lan√ßamento marca o desfecho de v√°rios anos de meticuloso planejamento e an√°lises espec√≠ficas da regi√£o, com o prop√≥sito de refor√ßar a presen√ßa da marca no din√Ęmico e desafiador segmento de conveni√™ncia.

O modelo de franquia, denominado Carrefour Express, dará início à sua implementação de maneira gradual, começando por São Paulo e, posteriormente, expandindo para outras localidades, conforme compartilhou com a Reuters o Diretor Executivo de Conveniência do Carrefour Brasil, João Edson Gravata.

Por meio de um investimento inicial de R$ 150 mil, os franqueados do Carrefour receberão acesso ao amplo conhecimento da empresa em relação a diversos formatos de lojas, adaptados conforme suas escolhas, conforme divulgado pela empresa em um comunicado oficial.

Essas lojas ir√£o complementar as 152 unidades j√° existentes no formato Carrefour Express.

Esse modelo tem o potencial de impulsionar o crescimento da empresa de forma mais √°gil, evitando a necessidade de investimentos significativos, conforme indicam analistas.

“O modelo de franquia proporciona uma oportunidade para explorar diferentes formatos de pontos de venda, para al√©m dos grandes supermercados”, destacou Pedro Melo, professor da Pontif√≠cia Universidade Cat√≥lica de S√£o Paulo (PUC-SP).

Entretanto, esse modelo de negócios não está isento de desafios.

“A sele√ß√£o criteriosa dos franqueados √© fundamental, assim como o comprometimento deles em gerir eficazmente a opera√ß√£o das lojas, exigindo um consider√°vel treinamento e capacita√ß√£o”, alertou Alberto Serrentino, consultor especializado em varejo.

Gravata enfatizou que os franqueados ter√£o acesso a uma extensa gama de conhecimentos e ferramentas. Em dezembro, o Carrefour contava com aproximadamente 1.900 lojas franqueadas em toda a Europa.

Essa estratégia vem à tona cerca de um ano após o Grupo Nós, uma parceria entre a Raízen e a varejista mexicana Femsa, lançar suas primeiras lojas de conveniência Oxxo. Ao contrário do modelo de franquia, esses estabelecimentos, que somavam 314 até o final do primeiro trimestre, são de propriedade e operados pela empresa.

As franquias das lojas AmPm da BP ‚ÄĒ localizadas em postos de gasolina ‚ÄĒ lideram o segmento de conveni√™ncia no Brasil, contando com mais de 1.800 estabelecimentos, de acordo com Pedro Melo.

Outros competidores, operando atrav√©s de uma combina√ß√£o de formatos pr√≥prios e franquias, incluem o GPA com o Minuto Extra e Minuto P√£o de A√ß√ļcar, o Grupo Carrefour Brasil, Dia e a Hirota, outra marca local.

Célula Franquias

Online

Formate o seu negócio em Franquias ou expanda hoje mesmo! Fale com nossos consultores!

small_c_popup.png

CADASTRO ACEITO COM SUCESSO!

Faça o pagamento para validar a solicitação

Fale com
Especialista