Investindo no segmento de conveniência, Carrefour Brasil revela planos de expansão de suas pequenas lojas por meio do modelo de franquias.

Modelo de franquia Carrefour Express será implementado inicialmente em São Paulo e posteriormente em outras cidades.

Por Carolina Pulice, da Reuters

Na quarta-feira, o Carrefour Brasil introduziu um novo conceito de franquia voltado para lojas de conveniência, visando aproveitar sua vasta expertise acumulada ao longo de anos de operações na Europa, conforme explicou um alto executivo da empresa.

Esse lançamento marca o desfecho de vários anos de meticuloso planejamento e análises específicas da região, com o propósito de reforçar a presença da marca no dinâmico e desafiador segmento de conveniência.

O modelo de franquia, denominado Carrefour Express, dará início à sua implementação de maneira gradual, começando por São Paulo e, posteriormente, expandindo para outras localidades, conforme compartilhou com a Reuters o Diretor Executivo de Conveniência do Carrefour Brasil, João Edson Gravata.

Por meio de um investimento inicial de R$ 150 mil, os franqueados do Carrefour receberão acesso ao amplo conhecimento da empresa em relação a diversos formatos de lojas, adaptados conforme suas escolhas, conforme divulgado pela empresa em um comunicado oficial.

Essas lojas irão complementar as 152 unidades já existentes no formato Carrefour Express.

Esse modelo tem o potencial de impulsionar o crescimento da empresa de forma mais ágil, evitando a necessidade de investimentos significativos, conforme indicam analistas.

“O modelo de franquia proporciona uma oportunidade para explorar diferentes formatos de pontos de venda, para além dos grandes supermercados”, destacou Pedro Melo, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Entretanto, esse modelo de negócios não está isento de desafios.

“A seleção criteriosa dos franqueados é fundamental, assim como o comprometimento deles em gerir eficazmente a operação das lojas, exigindo um considerável treinamento e capacitação”, alertou Alberto Serrentino, consultor especializado em varejo.

Gravata enfatizou que os franqueados terão acesso a uma extensa gama de conhecimentos e ferramentas. Em dezembro, o Carrefour contava com aproximadamente 1.900 lojas franqueadas em toda a Europa.

Essa estratégia vem à tona cerca de um ano após o Grupo Nós, uma parceria entre a Raízen e a varejista mexicana Femsa, lançar suas primeiras lojas de conveniência Oxxo. Ao contrário do modelo de franquia, esses estabelecimentos, que somavam 314 até o final do primeiro trimestre, são de propriedade e operados pela empresa.

As franquias das lojas AmPm da BP — localizadas em postos de gasolina — lideram o segmento de conveniência no Brasil, contando com mais de 1.800 estabelecimentos, de acordo com Pedro Melo.

Outros competidores, operando através de uma combinação de formatos próprios e franquias, incluem o GPA com o Minuto Extra e Minuto Pão de Açúcar, o Grupo Carrefour Brasil, Dia e a Hirota, outra marca local.

Célula Franquias

Online

Formate o seu negócio em Franquias ou expanda hoje mesmo! Fale com nossos consultores!

small_c_popup.png

CADASTRO ACEITO COM SUCESSO!

Faça o pagamento para validar a solicitação

Fale com
Especialista